Aproveitamento e reciclagem de efluentes

Aproveitamento e reciclagem de efluentes

A água que cai em abundância dos céus ajuda a diminuir a pressão ambiental sobre os corpos hídricos para abastecimento de água. O reaproveitamento e reciclagem dos recursos hídricos é essencial para a manutenção do ecossistema.

A água cinza, aquela água residual de atividades domésticas como o efluente do banho, da louça ou da máquina de lavar são impróprias para consumo, pois carregam produtos químicos nocivos ao ser humano. Entretanto, podem ser muito úteis para limpeza de quintais, por exemplo. Dessa forma, economizando água diariamente.

A água residual da máquina de lavar, por exemplo, pode ser captada colocando a mangueira que expele a água do eletrodoméstico em um grande recipiente, como um contêiner plástico. Indo além, existem mecanismos mais complexos interligados por tubulações e estruturas que levam toda a água da casa para uma caixa dedicada ao reaproveitamento.

A reutilização da água é importante para atenuar os efluentes, pois ainda que seu reaproveitamento não seja próprio para bebermos ou para o preparo de alimentos. Ela tem muitas outras aplicações, como irrigação das plantas ou lavar o automóvel, por exemplo.

A prática de reutilização da água se torna ainda mais importante se empregada nas indústrias, dado o alto grau de consumo do recurso demandado por elas. Deste modo, a gestão ambiental tem papel importante para a redução de efluentes que são retornados para a natureza, diminuindo assim os impactos ambientais provenientes das atividades econômicas. Somente empresas licenciadas para o transporte de efluentes podem realizar esta tarefa de acordo com a legislação para que os resíduos sejam reaproveitados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *